domingo, 11 de setembro de 2011

FILME CRUZADA

FILME CRUZADA (Kingdom of Heaven) - Direção: Ridley Scott Roteiro: William Monahan Música: Harry Gregson-Williams Fotografia: John Mathieson
Elenco Orlando Bloom (Balian); Liam Neeson (Godfrey de Ibelin); Eva Green (Princesa Sibylla); Marton Csokas (Guy de Lusignan); Jeremy Irons (Tiberias); Edward Norton (Rei Baldwin); Ghassan Massoud (Saladin); Iain Glen (Ricardo Coração de Leão)

Ridley Scott cometeu um grande erro com Cruzada: contentou-se em fazer um bom épico quando poderia ter filmado o clássico da década.
O diretor conta a história de Baliam (Orlando Bloom), um ferreiro que perde o filho e logo depois precisa enfrentar a tristeza pelo suicídio da esposa. No cristianismo, o desespero dos suicidas representa a perda da fé e o conseqüente distanciamento de Deus, justamente no momento em que a alma mais precisaria estar perto Dele para colocar-se a caminho do reino dos céus. A esposa de Baliam estaria condenada ao Inferno. Neste momento de dor e amargura o ferreiro é visitado por um cavaleiro (Godfrey de Ibelin, Liam Neeson) que se apresenta como seu pai e propõe que o acompanhe a Jerusalém.
Era início do século XII e desenrolava-se o drama das Cruzadas. Acreditava-se que morrendo em tais expedições se conquistaria o perdão dos pecados e a salvação eterna. Talvez, assim, Baliam pudesse ajudar a esposa perdida. Mas ele perde também o pai, mortalmente ferido ao defendê-lo, e dele herda casa, servos, gado e a posição de cavaleiro junto ao rei de Jerusalém, Baldwin IV. Edward Norton é o rei Baldwin, um monarca que se apresenta a seus súditos ricamente vestido, mas com a pele coberta por faixas e uma máscara metálica. Diagnosticado com lepra com apenas nove anos, o então pequeno príncipe sobrevive por tempo suficiente para tornar-se um grande rei. O sofrimento fez dele uma alma nobre e um homem que não hesita em sacrificar seus últimos momentos de vida pela segurança de seu povo, atacado pelos guerreiros muçulmanos de Saladin (Ghassan Massoud). A identificação entre Baldwin e Baliam é instantânea, rei e súdito procuram entender Deus acima dos dogmas e fanatismos religiosos, ambos respeitam a vida e desejam proteger o povo. É a relação de dois iguais que se reconhecem, breve mas forte e bela.
O filme chama a atenção, inicialmente, pelo bom gosto das cenas. Em boa parte as imagens foram tratadas por uma iluminação azul que lhes dá um tom invernal. O contraste com a luz do sol deixa um brilho que contribui para a beleza da fotografia. Visualmente perfeito! Uma primeira falha se faz notar na trilha sonora de Harry Gregson-Williams. Ela conta com passagens vocais bastante apropriadas, mas as orquestrações não apresentam a dramaticidade que faria o diferencial para colocar o filme no caminho de arrebatar o sentimento do público.
Há muitos figurantes e personagens de pequena projeção, como é comum em épicos. Liam Neeson é um daqueles atores que dão um tom de grave dignidade e classe a qualquer personagem. Jeremy Irons, como Tiberias, está correto. Eva Green como Sibylla está perfeita, expressiva e trágica na medida certa! Marton Csokas como Guy de Lusignan faz o típico vilão com uma interpretação clichê. Faltou personalidade própria a Guy que ficou reduzido a um antipático ganancioso. Edward Norton não mostra o rosto em nenhum momento, mas deixa sua marca inconfundível. Um interprete de Baldwin que não conquistasse o público seria muito incompetente e como incompetente Norton não é, o personagem torna-se um gigante, a melhor coisa do filme!
Orlando Bloom fez um bom trabalho, creio que o melhor que pôde, mas o melhor dele não foi o suficiente para dar asas ao filme. Faltou carisma e ele não conseguiu dar força a um personagem que aparece em cerca de oitenta por cento das cenas. Matthew Macfadyen (Orgulho e Preconceito) ou Christiam Bale (Batman), por exemplo, teriam feito com Baliam algo ao nível do que fez Russell Crowe com Maximus de Gladiator.
Por outro lado, a importância dos personagens não é menor do que a da própria caracterização do contexto histórico. Nisso Ridley Scott foi muito bem sucedido. Sua câmeras passeiam por dois universos distintos, oferecendo um quadro sem preconceito seja do mundo muçulmano, seja do universo cristão ocidental. Saladin não é retratado como um bárbaro que come criancinhas no café da manhã e sim como um estrategista inteligente. Há reconhecimento e respeito entre adversários que, na verdade, são apenas homens lutado por uma causa que eles mesmo, muitas vezes, nem entendem bem.
A discussão religiosa é sempre delicada. A questão é separar o que é apenas vaidade dos homens e o que é caminho para se chegar a Deus. Historicamente as fragilidades e os medos são usados contra toda a humanidade, fé e temor a Deus são manipulados para promover guerras milenares e sofrimentos incalculáveis, supostamente para agradar um Deus que deu uma única ordem suprema à suas criaturas humanas: “amai-vos uns aos outros”. Um Deus do amor teria satisfação diante da carnificina perpetrada pela ignorância humana?
As questões que envolvem Jerusalém e a Palestina são tão críticas hoje como eram há quase mil anos atrás. As religiões organizadas não conseguem dialogar e agir com fins a garantir condições para o que é necessidade básica de qualquer civilização: florescer em paz, com justiça social e solidariedade entre os povos. Passaram-se mais de dois mil anos desde o nascimento de Cristo e jovens ainda perdem a vida em guerras fratricidas para lustrar a ganância de alguns poucos poderosos, que não sabem como aproveitar o poder que têm. Personagens como Baliam e Baldwin mostram que com espírito crítico, independência de pensamento, perseverança e nobreza de alma é possível dizer um grande “não” à maré dominante, viver uma vida santa na contra-mão da história e não perder a esperança. Em todos os tempos, grandes homens foram incompreendidos e perseguidos, de Cristo a São Francisco de Assis, de Martin Luther King a Gandhi e Mandela, mas o reino dos céus não vende ingressos e é conseqüência para quem merece.
No geral, Cruzada é um bom filme e fica melhor se assistido com sensibilidade aguçada. Não é o melhor que poderia ser, mas também não se perde tempo ao assisti-lo. O DVD traz explicações históricas bastante interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário