segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LIVRO A Noite das Grandes Fogueiras-MEIRELLES, Domingos

MEIRELLES, Domingos, A noite das Grandes Fogueiras. São Paulo: Record, 2001.

As Noites Das Grandes Fogueiras retrata uma parte importante da história do Brasil, e se passa nos conturbados anos 20, auge da política do café-com-leite e do surgimento do tenentismo. O objetivo dessa obra-prima escrita por Domingos Meireles (repórter da Rede Globo) foi divulgar fielmente o aspecto histórico daquela época na intenção de passar ao leitor a magnífica empreitada de homens valentes que lutaram para melhorar o país.
Essa história verídica começou com um grupo de oficiais da Força Pública de São Paulo que pretendia depor o presidente Arthur Bernardes numa tentativa de acabar com a corrupção, o nepotismo e o arbítrio daquele governo em 1924.
O motim dos soldados paulistas teve êxito e chegaram a dominar São Paulo, porém as tropas federais no intuito de por fim a rebelião bombardearam intensamente a capital paulista destruindo-a em boa parte. Rechaçados, com a cidade sitiada e o povo passando necessidades devido aos embargos, os revolucionários sairam da capital e foram em direção ao interior. Em outros quartéis espalhados pelo país corria a informação do planejamento do motim. No Rio Grande do Sul, também começava outra tentativa de revolução e o pessoal de São Paulo se juntou aos gaúchos.
Numa intensa luta contra as tropas fiéis ao governo os amotinados sempre em situação desfavorável eram obrigados a recuar e fazer uma nova formação. Numa dessas formações um grupo então liderado pelo capitão Luís Carlos Prestes, obteve êxitos, surgia a INVENCÍVEL COLUNA PRESTES. Na tentativa de continuar com a revolução a Coluna Prestes passou a percorrer vários estados brasileiros no intuito de arregimentar mais voluntários dispostos a combater o governo. Vários civis e militares aderiram ao movimento, pegaram as armas e foram a luta. Por onde passavam eram reconhecidos como heróis pela população local que sabia que eles lutavam contra as forças federais. Somente no Nordeste é que foram recebidos por tocaias e traições.
A obra conta em detalhes a história veridíca da Coluna Prestes que percorreu 36000 quilometros a pé, por 12 estados perseguidos dia e noite pelas tropas do governo, traidores e até mercenários e cabras mandados do coronel Padre Cícero no Ceará. Até o bando de Lampião foi procurado para combater Luis Carlos Prestes e seus soldados. A Coluna Prestes nunca perdeu uma só batalha no seus 3 anos de perseguição. Além da precisão das informações, Domingos Meirelles imprimiu a obra um fascínio ao dotar seus personagens de emoção, desde o cerébro e condutor da coluna, Luis Carlos Prestes, e seus companheiros como Siqueira Campos, João Alberto e Juarez Távora. Juntos com eles aparecem outros personagens de imensa grandeza como o tentente João Cabanas, o qual se tornou uma lenda da Coluna.
Essa determinação em vencer tem como exemplo Miguel Costa, que em um tiroteio levou um tiro de rifle no peito e continuou a lutar mesmo sangrando e vendo seu coração pulsar dentro do peito aberto !! O livro As noites das Grandes Fogueiras é leitura obrigatória a quem deseja conhecer um pouco mais da história do Brasil e deveria ser obrigatório para os vestibulandos, pois um período tão importante deveria ser melhor lembrado no currículo escolar. O livro contém cerca de 700 páginas escritas com muita precisão e lisura pelo seu autor, além de muita fotos da época. É uma obra primordial que vai conquistar o leitor a ler seus capítulos: A força pública entra na revolução, Uma chuva de ferro e fogo, O Intrépido João Cabanas, Prestes levanta o Rio Grande, Os porões do General Escuridão, A cilada de Padre Aristides, Os mortos-vivos de Clevelândia, Cruzada contra Satanás, Uma eleição sem surpresas, O Cemitério de La Guaiba e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário